O que é a declaração de ajuste anual?

declaracao-de-ajuste-anual

Se você tem dúvida sobre o que é declaração de ajuste anual, basta entender que este é o nome oficial, mas que a grande maioria chama de “Declaração do Imposto de Renda.”

 

A nome oficial é perceptível quando o contribuinte acessa o site da Receita Federal para começar a preencher a declaração. Em outras palavras, ao iniciar o preenchimento, a fim de fazer a declaração de ajuste anual (pela sigla oficial, DIRPF), é esta a opção que deve ser marcada no site.

 

Quando o contribuinte baixa o programa oficial para declarar seus ganhos, ele pode escolher uma das opções:

 

1 – Criar nova declaração;

2 – Escolher “Declaração de Ajuste Anual” e seguir preenchendo os dados, conforme a solicitação do programa.

 

Vale observar que há outros dois tipos de formulários que podem ser escolhidos, sendo os dois muito específicos:

 

“Declaração Final de Espólio”: é usada para declarar o inventário de um contribuinte já falecido;
“Declaração de Saída Definitiva do País”: é usada por contribuintes que não são mais residentes do País.

 

Na aba “Rendimentos Tributáveis”, o contribuinte poderá preencher outras fontes de renda, além do salário recebido por algum emprego que já faça o recolhimento direto na fonte.

 

E, ao seguir preenchendo os dados no programa, após selecionar a opção de Declaração de Ajuste Anual, o contribuinte poderá, ao terminar o processo, salvar e/ou imprimir o seu recibo, documento que deve ser guardado pelo prazo de 5 anos.

 

Por que declaração de ajuste anual do imposto de renda?

 

Ao longo do tempo, os contribuintes possuem seus ganhos declarados direto da fonte, ou seja, a fonte pagadora do salário (empresas, por exemplo), já declaram quais os ganhos que foram recebidos pelo mesmo.

 

Diante disto, quando o contribuinte vai realizar a sua DIRPF (Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física), ele já terá seus ganhos provenientes da fonte pagadora, antecipados.

 

Assim, quando um bater com o outro, caso o contribuinte tenha recolhido mais imposto do que deveria, ele irá entrar na fila de restituição e irá receber o seu valor devido de volta, corrigido, conforme as normas da Receita Federal.

 

Portanto, a nome “declaração de ajuste” tem origem aí: para ajustar os outros ganhos, que não tenham sido declarados ainda, como é o caso de quem possui um emprego e recolhe direto na fonte pagadora.

 

Qual devo fazer? De “Ajuste Anual” ou “Retificadora”?

 

Apesar do que esclarecemos acima, é preciso diferenciar, ainda, a DIRPF, ou seja, a tradicional declaração do Imposto de Renda, das declarações Retificadoras.

 

A declaração de ajuste, como já visto, serve para adicionar outros ganhos, além dos salários recebidos e declarados direto da fonte pagadora, como aluguéis que o contribuinte possa receber, por exemplo.

 

Já a “Declaração Retificadora” é aquela que é para corrigir falhas na declaração original, e pode ser feita no prazo concedido pelo órgão recolhedor, para que o contribuinte evite cair na malha fina por causa de erros – percebidos a tempo.

 

Procure entender o que significa cada uma delas, antes de selecioná-las numa possível declaração, a fim de evitar cometer erros que despertem o Leão a te colocar na malha fina.

 

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email

Precisa de ajuda? Tire suas dúvidas

Geral
Picture of Ficht Advocacia | Tributário, Previdenciário e Civil

Ficht Advocacia | Tributário, Previdenciário e Civil

Escritório de advocacia atuante na área tributária, previdenciária e civil | Consultoria jurídica preventiva e contenciosa | Fone: 62 98311-1944 | CEO Dr. Juliano Ficht - Advogado - OAB/GO - N° 63.697

Nosso Blog

Acompanhe nosso blog diariamente. Sempre com novas atualizações.

O que dizem nossos clientes

Newsletter Form (#8)

Inscreva-se Boletim Eletrônico

Fique por dentro das atualizações semanais em nosso boletim eletrônico. É simples, rápido e gratuito.


Atualizações Recentes

Ficht Advocacia - Tributária - Sucessória - Previdenciária - advogado inventário extrajudicial - advogado holding familiar - advocacia sucessória - advogado sucessões - notícias jurídicas - Advogado Goiânia - Advogado Goiânia Whatsapp - advocacia tributaria - advogado imposto de renda - advogado execução fiscal - advocacia previdenciária - advogado tributarista - advogado previdenciario - Advogado BPC LOAS - advogado isenção de imposto de renda doença grave, advogado inventário judicial, advogado herança, beneficios por incapacidade, isenção de imposto de renda cardiopatia grave, advogado bloqueio judicial, advogado direito cível, advogado execução, advogado execução cível, Advogado Direito de Família, advogado civil, advogado divórcio goiânia, advogado execução cível goiânia, advogado bloqueio judicial, advogado penhora online, advogado especialista, Advogado Inventário Extrajudicial

Vamos conversar

Falta pouco, coloque seu nome, telefone e email e fale com advogado especialista agora mesmo via Whatsapp

PopUP Fluent Forms